Facebook





terça-feira, 11 de novembro de 2014

Adestradora dá dicas para seu cachorro parar de latir

Existem pessoas que falam muito e outras que não falam nada!  Com os animais funciona da mesma forma. Muitas vezes nossos amigos caninos não param de latir e é difícil entender o porquê. A adestradora Karina Pongracz deu dicas ao “Mundo Pet” de como resolver isso.

Primeiramente, você deve tentar descobrir se está tudo bem com a saúde do seu cão, pois é latindo que eles conseguem se comunicar. Excluindo essa opção, resta investigar se é um problema comportamental.

É sempre bom lembrar, na hora de educar seu pet, que os cachorros lidam muito bem com recompensas, ou seja, se você der carinho ou comida após qualquer ação, ele vai entender que é algo bom e vai repetir sempre que possível para continuar recebendo atenção. Para eles, carinho e comida nunca é demais!

Tendo isso em mente, você deve começar a reparar nesses momentos em que ele começa a latir.  Perceba se você não está o incentivando. Por exemplo, quando ele não para de latir ao lado da mesa nas horas das refeições, dar a comida que seu cão tanto quer, não vai resolver. Pelo contrário! Ele vai entender que deve sempre fazer assim.


O grande segredo, neste caso, é simplesmente ignorá-lo quando estiver latindo. Sabemos que é chato, mas é a forma mais eficiente. O mesmo acontece quando você chega em casa e seu pet não para de latir. Ignore-o em um primeiro momento e só dê carinho depois que ele estiver calmo com a sua presença.

E quando o animal não incomoda somente o dono, mas também os vizinhos? É normal a gente sair de casa e o cachorro ficar latindo por ter ficado sozinho. Uma boa solução é pensar em enriquecimento ambiental, ou seja, dar para seu cachorrinho brinquedos interativos.

Não conhece? São brinquedos que vão além da bolinha! Eles mexem com o raciocínio do seu amiguinho. Na maioria das vezes são brinquedos que você pode esconder ração dentro e o animal terá de encontrar uma forma para chegar a sua recompensa. O legal é que existem níveis de dificuldade em cada brinquedo. “É como se fosse uma videogame para cachorro”, diz a adestradora Karina Pongracz. Ela garante que, com esses brinquedos, o cachorro fica distraído por mais tempo até perceber sua ausência e se acostumar com isso. Karina reforça ainda que, muitas vezes, dar bronca, se o problema for comportamental, pode piorar muito a situação.

Mas o que fazer quando nenhuma dessas dicas ajuda e os vizinhos continuam a reclamar?  Aí é o momento de buscar a ajuda de um adestrador ligado a comportamento canino. Como sempre, em caso mais especiais, conte sempre com a ajuda de um profissional. O barato pode sair bem caro!

0 comentários:

Postar um comentário

Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More