A companhando o calendário nacional, Nova Friburgo e Teresópolis, na Região Serrana do Rio, iniciaram nesta segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização será voltada para os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Em Teresópolis, o público-alvo são cerca de 48 mil pessoas, segundo informações da prefeitura. A vacinação acontece em todos os postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 8h às 17h.
O ‘Dia D’ será no sábado, 13 de maio, das 8h as 17h. A meta é vacinar 90% do público-alvo. Já chegaram ao município 11 mil doses da vacina e novos lotes estão previstos para serem entregues semanalmente.
Em Nova Friburgo, a vacinação acontece nos seguintes postos de saúde: Silvio Henrique Braune, no Centro; Tunney Kassuga, em Olaria; Waldir Costa, em Conselheiro Paulino; e unidade básica do bairro Cordoeira. A previsão, segundo o município, é receber 50 mil doses nesta primeira fase da campanha.
Além das cinco unidades de saúde, a vacinação também será feita dentro dos hospitais, vacinando os profissionais da área. Segundo informações da prefeitura, a partir do dia 24 deste mês, os outros grupos prioritários começarão a ser vacinados.
Vacina contra a febre amarela e contra a gripe
O secretário de Saúde de Teresópolis, Diego de Souza, faz um alerta para quem tomou a vacina contra a Febre Amarela. “Quem se imunizou contra a Febre Amarela só pode tomar a vacina H1N1 depois de 30 dias dessa dose. Outro apelo que a gente faz é para que as pessoas que puderem doar sangue, doem antes de serem vacinadas contra a gripe porque também só poderão doar 30 dias depois da imunização contra a influenza”, afirmou.
Diego de Souza destaca ainda os benefícios de se imunizar contra a influenza. “É muito importante tomar a vacina porque a gente vem notando, ao longo dos anos, uma melhora significativa na qualidade de vida de quem se imunizou, principalmente com relação aos idosos, pois a gripe vem de forma leve a moderada, o que ajuda no quadro geral da saúde dessas pessoas”, explicou Diego.
Grupos prioritários
Idosos com 60 anos ou mais de idade
Crianças de seis meses a menores de cinco anos
Gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto)
Trabalhadores da saúdePopulação indígena
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário prescrição médica)
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Professores das escolas públicas e privadas.
G1




0 comentários:
Postar um comentário
Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.