Facebook





quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Audiência em queda da TV no Carnaval pede mudanças para 2013


Audiência de televisão não é um tema prioritário deste blog, mas os números do Ibope relativos à cobertura de Carnaval chamam a atenção. Globo, Band e RedeTV, como de hábito, além do SBT, que voltou a investir este ano, dedicaram longas horas a desfiles, entrevistas e baixarias, em São Paulo, Rio e Salvador. Mas quem teve mais público foi a Record, justamente a emissora que deu as costas ao Carnaval. Com sua programação normal, a emissora

superou as rivais em diferentes momentos do Carnaval. No dia 19, “Domingo Espetacular” bateu “Fantástico”, “BBB” e desfile das escolas, ao longo de três horas, por 14 a 13, na média. No dia seguinte, uma reprise da minissérie “Rei Davi” também teve mais público que a transmissão feita pela Globo direto do Sambódromo.

Ainda assim, somando os números da Globo aos obtidos por Band, SBT e RedeTV!, é possível afirmar que havia mais gente vendo Carnaval na TV aberta do que outros programas.


É natural, por um lado, que a festa mais popular do país ocupe a grade de programação da maioria das emissoras. Por outro lado, é saudável, numa situação de concorrência, haver programação alternativa.

Os números obtidos pela Record mostram que o número de pessoas interessadas em fugir do Carnaval na televisão é maior do que se imaginava.
A conta, porém, não é simples. Todas as emissoras envolvidas no Carnaval contavam com patrocinadores, apoiadores e anunciantes interessados neste tipo de cobertura. A Record não gastou nada, adicionalmente, com a sua programação normal, mas também não faturou.

Em todo caso, suspeito que os resultados deste ano terão influência na programação de 2013. Ou as emissoras investem para atrair novo público ou, acredito, teremos menos Carnaval na TV no futuro.

Blog do Mauricio Stycer - Uol

0 comentários:

Postar um comentário

Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More