A companhia Carris demitiu, na manhã desta quinta-feira (6), cinco funcionários que bloquearam a garagem da empresa, impedindo a saída de ônibus na última segunda-feira (3) durante a manhã, dia em que houve diversas manifestações e paralisações de servidores estaduais contra o parcelamento de salários anunciado pelo governo. Na ocasião, rodoviários alegaram que não sairiam às ruas para trabalhar pela falta de segurança, já que o efetivo policial ficou reduzido.
Segundo a Carris, outros dois funcionários também foram identificados de participar da ação. Como eles fazem parte do sindicato da categoria, será aberto inquérito judicial sobre o afastamento não remunerado das atividades. A empresa também informa que um dos sindicalistas já responde judicialmente por apresentação de atestado falso para justificativa de falta ao trabalho.
Câmeras de monitoramento posicionadas nos portões da empresa e nos veículos impedidos de sair contribuíram para a identificação dos sete funcionários.
Em nota, a companhia disse que "entende que a obstrução da circulação do transporte coletivo, a privação de milhares de usuários de serviço público essencial - garantido pela Constituição -, o impedimento ao livre exercício de trabalho das demais tripulações, os prejuízos financeiros ocasionados para a empresa e a negativa em executar o serviço para o qual foram escalados representam faltas graves, que justificam o desligamento por justa causa."
Conforme a Carris, o bloqueio da garagem, que impediu a saída de ônibus por cerca de oito horas, prejudicou cerca de 180 mil passageiros e causou um prejuízo estimado em R$ 370 mil à empresa.
Os portões da garagem foram liberados após a Justiça do Trabalho deferir um interdito proibitório solicitado pela Carris, estipulando uma multa de R$ 20 mil reais por dia aos grevistas em caso de descumprimento. Após a liberação do portão, os demais colaboradores da companhia, que estavam posicionados no interior da empresa e não apoiavam a manifestação, puderam sair para trabalhar.
G1





0 comentários:
Postar um comentário
Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.