Facebook





quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Unidos da Tijuca é a grande campeã carioca do Carnaval 2012

A Unidos da Tijuca é a vencedora do Carnaval 2012 do Rio de Janeiro. A agremiação da zona norte carioca somou 299,9 pontos, dos 300 totais, e ficou com o título deste ano depois de uma disputa acirrada e que só foi definida nas últimas notas.

Sob o comando do ousado carnavalesco Paulo Barros, e tendo Gracyanne Barbosa como madrinha de bateria, a Unidos da Tijuca conquistou assim o seu segundo título em três anos. A agremiação já havia sido campeã em 2010, com o enredo É Segredo!, que na época, assim como agora, impressionou pelas inovações nas alegorias.

Esse é o terceiro título da história da escola, que levantou o troféu em 1936, 2010 e agora em 2012.

O Salgueiro ficou em segundo lugar no Carnaval 2012, com apenas dois décimos a menos em relação à primeira colocada. A Vila Isabel ficou em terceiro lugar, seguida pela Beija Flor, Grande Rio e Portela. Essas seis escolas voltam à Marquês de Sapucaí no sábado (25) para o desfile das campeãs.

Alegria de um lado, tristeza do outro. Enquanto uns comemoram o título, Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá amargam o rebaixamento e no ano que vem vão desfilar no grupo de acesso.

A Inocentes de Belford Roxo foi a campeã do grupo de acesso e em 2013 desfila na elite do Carnaval carioca.

Confira como ficou o ranking de classificação das escolas cariocas no Carnaval 2012:

1º Unidos da Tijuca - 299,90

2º Salgueiro - 299,70

3º Vila Isabel - 299,50

4º Beija-Flor - 298,90

5º Grande Rio - 298,30

6º Portela - 297,20

7º Mangueira - 297,00

8º União da Ilha - 296,20

9º Mocidade - 295,80

10º Imperatriz - 295,00

11º São Clemente - 294,70

12º Porto da Pedra - 291,70

13º Renascer de Jacarepaguá - 290,20

Enredo da Unidos da Tijuca

Penúltima escola a se apresentar na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (21), a Unidos da Tijuca apresentou o samba-enredo "O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão", em homenagem ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Sua rainha de bateria é Gracyane Barbosa.

O carnavalesco Paulo Barros criou um cerimonial para receber monarcas do mundo inteiro, terminando na coroação do Rei do Bailão sob o som marcante dos ritmistas que mesclaram o forró às famosas paradinhas, valorizando a performance da rainha de bateria Gracyanne Barbosa.

As alas mostraram as comidas típicas, costumes, danças, figurinos e artesanato do nordeste. As alegorias desenvolvidas pela Tijuca chamaram a atenção do público. "Missa do Vaqueiro", apresentou um brinquedo de parque, o Crazy Dance, em que doze cavaleiros giravam em diferentes direções sob um chão forrado de bois. Outro destaque foi a alegoria que lembrou o Rio São Francisco, com peixes saltando de uma piscina de panos.

O encerramento da Tijuca contou com uma alegoria que içava um ator que representou Luiz Gonzaga. Para chamar ainda mais a atenção dos jurados, 79 integrantes vestidos de pássaros brancos dançavam sob um fundo preto, lembrando a famosa canção "Asa Branca".

História da escola

A agremiação foi criada a partir da fusão de quatro blocos existentes nos morros da Casa Branca, da Formiga e da Ilha dos Velhacos. Em 1931, no dia 31 de dezembro, na subida da rua São Miguel, 130, na casa 20, da família Vasconcelos, homens e mulheres se uniram para fundar a Unidos da Tijuca.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca é a terceira Escola de Samba mais antiga do Brasil. Seus fundadores tinham o objetivo de defender as raízes tradicionais do folclore brasileiro e também de lutar pelas causas populares.

O Fuxico

0 comentários:

Postar um comentário

Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More