Empurrado pela torcida no Pavilhão 6 do Riocentro, o boxeador Juan Nogueira, de São Paulo, correspondeu às expectativas dos torcedores e estreou com boa vitória na categoria peso-pesado (91kg) da Olimpíada Rio 2016. Em duelo contra o australiano Jason Eric Whateley, neste sábado, o brasileiro de 28 anos, número 19 do ranking da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), dominou o adversário e venceu por decisão unânime dos juízes: 3 a 0.
– Isso não tem explicação. É um sonho realizado. Como primeiro peso pesado da história do boxe brasileiro a lutar em uma Olimpíada, é uma honra. Já tiveram outros muito bons, melhores que eu, que nunca tiveram o privilégio de lutar uma Olimpíada. Sou o primeiro e pretendo buscar uma medalha inédita - disse.
Com o triunfo, Nogueira avançou para as oitavas de final, onde encara o russo Evgeny Tishchenko, atual campeão mundial. O paulista disse que se vencer a próxima luta está confiante na conquista não só de uma medalha, como a mais cobiçada de todas.
- É um sonho (a medalha de ouro). Não vou mentir. É muito difícil, pois já lutei com os atuais campeões mundiais. Vou lutar a próxima com o atual campeão. Eu passando por ele pode escrever que vai ser ouro – afirmou.
A empolgação dos torcedores nas arquibancadas combinou com o ritmo que Juan Nogueira entrou para a luta. Assim que o sinal soou, o brasileiro foi para cima de Jason Eric Whateley e buscou constantemente encontrar espaço na defesa do adversário. Em uma brecha, Nogueira acertou um soco forte no australiano e levantou a torcida. Acuado, Whateley buscava contra-ataques para surpreender. Em vão. Nogueira não deu chances para o rival e venceu o primeiro round. No segundo, a luta ficou mais equilibrada. Apesar de Whately ser mais agressivo, Nogueira se esquivava bem e impedia o encaixe dos golpes. No terceiro round, o brasileiro voltou a buscar mais a luta para consolidar a vitória. Sem dar oportunidades para o adversário, venceu o embate por decisão unânime. Festa do boxeador no ringue e da torcida na arquibancada.
– Por incrível que pareça, não o estudei, não o conhecia. Os técnicos que assistiram às lutas dele e passaram mais ou menos o estilo dele. Eu prefiro não ver antes. Graças a Deus, deu certo. É um adversário mais alto que eu, mais experiente. Dedico esta vitória a minha mãe e minha namorada – disse.
O primeiro brasileiro a entrar no ringue neste sábado foi Patrick Lourenço, da categoria mosca-ligeiro (49kg). Em luta contra o colombiano Yuberjen Martinez Herney, o carioca de 23 anos perdeu por 3 a 0. Ainda neste sábado, o brasileiro Michel Borges, da categoria médio-pesado (81kg), enfrenta o camaronês Hassan Njikam.
Globo Esporte






0 comentários:
Postar um comentário
Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.