Facebook





quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Escritora de Cabo Frio, RJ, lança livro sobre história vivida na Ditadura

Depois de desbravar inúmeros debates em torno do tema da discriminação de gênero com o lançamento do livro "Faces de Malala" no ano passado, a jovem escritora Jannini Rosa vai lançar a sua segunda obra, dessa vez com o polêmico tema do Regime Militar no Brasil. Fruto do depoimento de uma militante sobrevivente à Ditadura, o livro será lançado nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, na Casa de Cultura e Museu José de Dome, o Charitas, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

A obra publicada pela Editora Multifoco se divide em dois volumes, nos quais a autora narra
momentos importantes da História do Brasil, passando pela Política do Café com Leite e pela Era Vargas, até o momento da deposição de João Goulart e o decreto dos Anos de Chumbo. A história de Lêda, personagem principal, é um dos muitos casos na saga da resistência ditatorial, capturando em flagrante algumas das atrocidades que o Regime Militar cometeu, mostrando abusos de militares e delegados de polícia (torturadores dos porões ditatoriais) revelando um passado sombrio do aparelho repressivo.

Jannini conta que a maior dificuldade ao escrever a obra foi traduzir em palavras o sofrimento real de uma mulher que passou por todos os tipos de tortura, perdeu pessoas que amava e, ainda assim, sobreviveu. “Enquanto colhia as informações e ouvia todos os fatos bem atenta, tive a certeza de que estas vítimas estão vivas porque têm uma missão muito especial aqui: elas conscientizam a nossa geração para um avanço político e social.”

O lançamento de Grito de Liberdade no dia 14 também contará com a presença de Tainá Sousa e Luã Pimentel, dois jovens músicos que farão a trilha sonora do momento com algumas músicas compostas nos Anos de Chumbo. A previsão de lançamento do segundo volume da obra é para daqui a seis meses.

G1

0 comentários:

Postar um comentário

Não fale palavrões,respeite o proximo
Evite demasiados erros de ortografia e digitação.
Não utilize o texto todo em letras maiúsculas.
Releia o seu comentário antes de enviá-lo.

COMPARTILHE

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More